06 a 12 de Junho de 2010
Fiz um esforço e um compromisso e tirei umas férias de uma semana longe da família para as dedicar exclusivamente à mecânica.
Parece que estava a precisar desta terapia pois as dores que tinha desapareceram por completo. Andava com dores numa perna, por estar sempre sentado e volta e meia vinha aquela dor da mão até ao ombro por causa da lesão provocada pelo rato do PC. Tudo isso passou ajudado pelos "ares do campo" :-)
Confirma-se que o corpo precisa é de movimento. Não fomos feitos para estar parados. :-)
Mostro aqui o meu último investimento em ferramentas. Um kit de chaves de caixa de qualidade...
Já com a forma especial que dizem assentar melhor nas faces dos parafusos e porcas, que a forma das tradicionais (que assenta principalmente na aresta e não nas faces) e desta forma não se corre tanto o risco de os danificar.
Uma escova para o berbequim para limpar a fundo os colectores e canais da cabeça. E tinta em cinza fosco para pintar a tampa das válvulas.
Um cabo novo na masseta que já o pedia há muito tempo. O velho pau de eucalipto seco apanhado no chão há 10 anos atrás já não fazia o seu dever, mas durante esse tempo foi -se partindo mas foi aguentando bem.
Uma faca protegida com um cabo improvisado e com "tampa"
Já munido do mastique selante de pincelar (Vaber A98) ....
(as latas da direita é um primário de poliester de alto enchimento. Vai ser muito útil em algumas zonas e estou a pensar usar em toda a zona de baixo)
... cortei os pelos de uma pequena trincha ao meio e apliquei em todas as uniões e soldaduras, já protegidas com o primário.
A primeira demão...
... e a segunda..
A travessa dos bancos nova foi feita em chapa de 2mm zincada e já lhe tinha aplicado uma demão de primário mas, dado este não ser de base ácida não aderiu bem ao zincado. Como não gostei do resultado e depois de aplicada a travessa no fundo ainda levará uma segunda demão de primário e a tinta final, não fazia sentido fazê-lo sobre uma base de primário já com ma adesão.
Peguei então no já habitual disco abrasivo e decapei tudo.
Aproveitei e soldei umas porcas na frente que fica virada para os pés dos passageiros da frente para fixar um extintor, e eventualmente outras coisas que possam dar jeito naquele local.
Nesta foto aquelas barras estão a fazer altura a prever a altura final do extintor já com isolamento + alcatifa.
A travessa foi então apontada no seu local e soldada ao fundo e túnel...
Com a ajuda de um barrote e de um macaco hidráulico, e da estrutura de reforço ainda no sítio...
... foi mais fácil pigá-la nos fundos e garantir que fica direita horizontalmente ...
A máquina MIG não me quis ajudar muito desta vez e pus de lado o perfeccionismo. Soldei como consegui e rebarbei no final. Apesar de feias as soldaduras penetraram mais que suficiente nas duas peças. E como é uma zona escondida é mais relevante a parte estrutural, e essa está garantida.
E só para isto foi um dia e meio de trabalho, após o qual a bancada e oficina ficou neste estado bagunçado..
À espera de atenção ainda estão as transmissões. Aqui estão as do Metro (em cima) e as do Mini (em baixo). Terei de arranjar umas com as homocinéticas em bom estado ou tentar retirar as do metro e aplicar nas transmissões Mini.
Esta ferramenta básica de 10€ já se revelou muito importante por diversas vezes, e ainda não foi usada para mudar nenhum pneu!
Depois de rectificar o excesso de solda...
Foto do dia |
Ficou assim, um pouco mais perfeito..
E depois de bem limpo e desengordurado e de uma boa demão de primário ficou ainda melhor....
Aqui conseguem ver-se as porcas que soldei para o extintor, e outras coisas. O buraco quadrado será para passagem dos cabos. Está longe de ser um furo ou uma solução perfeita mas na altura ocorreu-me fazer assim e ainda não tinha as brocas cranianas, senão tinha feito um furo perfeito mais acima com uma.
Ao fim do dia depois do primário seco apliquei o mastique que protege de humidades e lixo nestas juntas ...
...e dei por concluído mais um dia.
Amanhã há mais trabalho e vou começar a alteração e reparação da zona do vão das portas da carroçaria, a que chamo frequentemente "aro das portas".
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