Agora o trabalho tem de render. Vamos lá fazer qualquer coisa que se veja.
Com o trabalho começado na última vez achei por bem mostrar o que tenho de montar no pilar A antes de colocar o aro completo da porta. É uma peça de reforço deste pilar e onde vão apertar as dobradiças das portas. Tem também a zona onde corre o limitador da porta para esta não abrir mais do que deve.
Apesar de não ser uma peça genuína acho que deve ser melhor pois é chapa de 2mm e tem a forma toda até encostar no painel do interior, ao contrário das genuínas que nessa face só têm o batente do limitador.
Sem nenhum plano de trabalho definido e depois de algumas arrumações lembrei-me de analisar o sistema eléctrico do Metro de 89 para saber que alterações teria de lhe fazer e principalmente onde teria de passar os cabos e furar a chapa, e de que borrachas passa fios iria precisar.
O painel de instrumentos onde se pode ver onde a bicha do conta Kms partiu (54543). A partir dai o carro deve ter feito 5 a 10mil kms até parar e lhe tirar o motor.
A caixa do "esparguete"...
Distribuindo os cabos no chão na posição correcta em que os quero montar na carrinha..
Os passa cabos importantes e em bom estado devem ser guardados. Não é fácil encontrar de qualquer medida.
Aqui, a ficha do distribuidor electrónico (que já tenho em stock saído de um Mini Spi), que vem de origem na instalação do Metro 1.0. Vai dar jeito porque o distribuidor que comprei não traz esta ficha.
Os cabos mais arrumados para guardar até os começar a montar. Depois vou tirando a fica á medida que for arrumando já no carro.
A caixa de fusíveis vai ficar dentro do carro logo à esquerda da coluna de direcção, por baixo do tablier. Terei de inventar uma caixa com tampa para os esconder e proteger, com uma luz tal como no Metro, mas é um bom local para os instalar.
A chamada travessa dos bancos (onde fixam os bancos) que reforça a carroçaria de um lado ao outro já tinha sido construída em chapa quinada de 2mm e ajustada na sua forma para ser colocada no mesmo local.
Aqui está o desenho base do que dei ao serralheiro para fazer. O resto tive de fazer eu, mas por 25€, chapa zincada de 2mm e o trabalho, acho que ficou mais robusta e não mais cara que uma de origem.
Mas ainda não estava acabada. Quis fazer-lhe uns furos para mais tarde poder aplicar waxoil ou outro tipo de cera de protecção no interior e para isso investi em mais 2 ferramentas. Brocas cranianas para metal de 1" e de 1"1/2. Vão dar jeito para os furos onde vão passar os cabos.
Depois de ver um restauro de um Ford Capri em que foram usados discos abrasivos de nillon para tirar toda a tinta e ferrugem superficial, gostei do resultado e achei melhor que as perigosas escovas de rebarbadora.
Investi em dois discos para o berbequim, por trabalhar a rotações inferiores e durarem mais e lá foram mais 16 € com desconto para amigo. Não foi fácil de encontrar e os preços....ui.
Mas parece que o resultado é muito bom e mais facil e rápido do que com as escovas de aço.
Investi também num filtro de ar para o compressor, para quando pintar não passar condensação nem óleo do compressor para a pistola. Agora não é muito importante mas na preparação e pintura final do exterior deve dar jeito.
Compressor novo, utilizador novato na pinturas, e vai ser a 2ª vez que vou pintar qualquer coisa à pistola. Ao menos que seja uma zona que não se veja, o interior da travessa. Apesar de ser zincada, tem zonas desprotegidas e sempre adiciona mais alguma protecção.
Pintado o interior da travessa, passei para o departamento de soldadura e corte e costura.
Nas zonas dos pontos da antiga travessa, a corrosão juntamente com o trabalho de a retirar deixou furos e zonas de chapa muito fina e frágil. Tive de cortar alguns bocados e soldar chapa nova (reciclada de partes velhas retiradas, como o painel onde testei o disco abrasivo)
Com a ajuda de uns fortes ímans de um disco rígido avariado foi muito mais fácil manter estes remendos perfeitamente no sitio para dar os 1ºs pingos. Mais uma ferramenta importante e grátis.
A babe devia estar a analisar a estrutura do barracão. :) ...... ou seria algum gato que ali estava?
Os gatos companheiros e fiscais de trabalho :)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.