Uma decisão que já tinha tomado desde o início é trocar a estrutura dos vidros laterais traseiros por um vidro único e uma borracha simples.
Depois de ver o estado do "quadro" onde correm os vidros e do interior da parte da carroçaria, quando os desmontei, mesmo não estando muito maus têm vários pontos de falha e outros que não me agradam.
A água que se mete nas calhas tem de sair por uns pontos de escoamento passando por tubos que saem pelas embaladeiras. Significa mais pontos de falha por onde entrar ou acumular água, humidades e lixo, sem darmos conta a curto prazo, e passados alguns anos pode já ter estragado muito.
O sistema de vidros de correr pode ter sido uma solução simples e prática na altura mas pessoalmente nunca gostei do seu funcionamento. Daí ter ponderado e optado também pela conversão para portas MK3 com vidros de elevador.
Esteticamente acho este "quadro" não muito bem enquadrado no design da carrinha, dado ser rectangular e em esquadria, coisa que a carrinha não é.
Depois pretendo uma construção fiável e confortável e os vidros de origem levam a entradas de água e vento e frio pelos intervalos dos vidros e borrachas.
Concluindo, ao colocar vidros inteiros, com borracha simples, eliminam-se os problemas de água que possa entrar pelas janelas e pelas embaladeiras, e corroer zonas escondidas, reduz-se o frio no inverno e elimina-se o vento que entra em autoestrada.
É certo que se elimina também a possibilidade de arejar melhor no verão, mas como tudo na vida exige compromissos, é o preço a pagar por ter as outras vantagens.
Tomando como referência as carrinhas australianas quem têm este vidro, bem como as comerciais de caixa fechada sem vidros, comecei a procurar alguém que tivesse alguma e que me deixasse tirar o molde da forma das laterais, mas não tive sucesso nesta procura, mas encontrei algumas fotos.
Como acho o vidro muito pequeno em altura em relação ao da porta da frente, e também já vi várias adaptações umas piores que outras, achei que o melhor era definir a forma do meu próprio vidro que se enquadrasse melhor na forma da carrinha.
Será uma coisa entre estas duas carrinhas nacionais, não tão pequeno quanto a 1ª que é uma versão de origem assim (que até não está mal - o vidro das autralianas é ainda mais pequeno) e não tão grande quanto a 2ª que me parece uma adaptação, sem muita preocupação estética em que o vidro é exageradamente grande em altura.


A forma dos vidros terá de ter as linhas de todas as faces a respeita as restantes linhas e formas da carrinha. Logo as faces horizontais dos vidros não serão paralelas, mas seguem a linha de rebaixamento do tejadilho e dão continuação às linhas das portas da frente. Também as linhas verticais respeitam os ângulos dos pilares ficando paralelas a estes.


Talvez mais simples esteticamente e também de executar, será o vidro ficar ao mesmo nível da chapa e levar uma borracha do tipo usado nos BJ40, sem nenhum friso. Juntado o facto de nas borrachas do pára-brisas e do vidro da porta de trás querer usar o friso preto e não o cromado, penso que fica a condizer. :)
Mais uma foto de uma carrinha engraçada que tem vidros de elevador atrás. Olha quem aparece na foto!! hehe Eu e o marco no encontro dos 50 anos do mini em 2009 em seia.

Depois de muitos rabiscos, medidas e decisões quanto á estética final e com um pouco de geometria lá consegui chegar a um plano para o molde dos vidros.
O molde foi feito em cartolina, tendo em conta as linhas da carrinha e a borracha que vai levar, e aumentando um pouco a largura do pilar B e do pilar traseiro, de forma a ficar como semelhante à carrinhas que mostrei atrás.
Falta fazer alguns riscos, quando tiver as medidas da borracha (em forma de 'H'), até saber a forma exacta do vidro e também a forma da chapa no vão onde o vidro vai ser montado.
Até à data da construção da estrutura para este vidro posso sempre variar um pouco no desenho do mesmo.
Até lá ainda há muita coisa para fazer.
Estes vidros serão mandados fazer em vidro temperado, talvez um pouco escurecido ou verde, em conjunto com os das portas para ficarem todos novos e da mesma cor.
Viva! Tenho uma de 1962 para restauro e precisava de uma carroçaria, mesmo que podre. Se souber de alguma agradeço uma ajuda. E parabéns pelo seu trabalho.
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