terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

13/01/2013 - Verificação do Distribuidor electrónico

13/01/2013 - Verificação do Distribuidor electrónico


Depois de ler algumas informações sobre distribuidores, concluí que a ideia que tive de colocar um distribuidor electrónico (sem platinados) não é tão directa quando julgava.

Há demasiados part numbers consoante a versão de motor onde veio montado, por isso a curva de avanço é diferente para cada um deles, apesar de visualmente parecer o mesmo modelo.
No meu caso comprei um Lucas 65DM4 que me foi dito ter saído de um Cooper 1.3 de 1993 (ainda a carburador)



Só o facto de ser proveniente de um motor 1275 já é sinal que vou ter menos avanço final do que no Lucas 59D de origem no meu 998 A+ Metro de 1989.

Como não tinha encontrado nenhuma tabela com todas as características dos vários modelo e versões, aproveitei para desmontar este para verificar, limpar e ver referências.

 Aqui conseguimos ver a marca de 16º na cams que indica o limite do avanço máximo. De notar que aqui é fácil alterar - cortar/limar para ter mais avanço ou soldar um pedaço de chapa para ter menos avanço máximo final.


As duas molas, uma em cada peso, cada uma com a sua força, definem a forma com que o avanço aumenta com a rotação - mais depressa com molas mais fracas, mais lento com molas mais fortes.
Aqui pode por tentativa e erro trocar por outras molas diferentes para chegarmos perto da curva que precisamos. (A teoria de como chego à curva que preciso ainda não domino, mas também ainda não tenho definido o motor final.)



Aqui vemos a marca de 8º de avanço por vácuo. Julgo que há variações a este, mas o custo de uma peça destas diz-me que aqui não vou mexer.



Numa 1ª instância vou experimentar este distribuidor sem alterar nada. Tenho uma referência que pode não ser a mais válida (pois foi muita coisa revista e afinada no carro em questão),  de um mesmo caso de aplicação num motor STD 998A+ com bons resultados.
Obviamente para atingirmos o avanço máximo podemos sacrificar um pouco o início e avançar com o disctribuidor uns 3  graus do avanço inicial. Não é o ideial pq o carro vai falhar ao relenti e perde força em baixas rotações.

Numa segunda fase quero saber qual a curva do 59D de orígem e alterar este 65DM4 para ficar com uma curva aproximada. .... Um "mix and match" de ambos deve dar para fazer.


Depois de limpo...

Julgo que este módulo é apenas um sensor de efeito de Hall, que depois liga ao módulo electrónico exterior que amplificará o sinal. (não tenho a certeza se é apenas isto)





Aqui já limpo e montado, com nova tampa e novo rotor.
Lubrifiquei apenas o veio com óleo de motor.
Acho que ainda o vou pintar para ter melhor aspecto e ser depois também mais fácil de limpar.




E, de novo,.... algumas arrumações:



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