quarta-feira, 18 de junho de 2014

12/08/2012 Molde do arco de rollbar

120812 Molde do arco de rollbar


Uma coisa que tinha de ser feita é o Molde para o tubo do rollbar para tentar que alguém me faça o mesmo, com tubo de aço sem costura dobrado a frio.
Esta é uma decisão que já tinha tomado há bastante tempo, depois de uma ideia do Marco, e também porque acho que a estrutura é algo frágil, especialmente nas laterais.
Sei que vou adicionar algum peso á carroçaria, mas acho tolerável tendo em conta que é para reforçar a estrutura na zona do arco principal e aumentar um pouco a segurança em caso de acidente.

O arco ficará escondido dentro dos pilares B e debaixo da forra que será feita para o tecto.
Para ser bem feito e robusto deverá ser em tubo de aço especial para estruturas (FE45 ou T45) e dobrado a frio, para manter uniforme a sua rigidez e dadas as suas características não necessita de tanta espessura, logo poupa-se no peso.

Como está difícil de encontrar um fornecedor local para este tipo de tubo especial e como é bem caro e o objectivo é melhorar a estrutura, não é cumprir normas para participar em competição.

Devo optar por tubo de aço sem costura (típico CDS, julgo eu) de diametro e espessura na ordem dos 25-30mm/1,5-2mm.

Já existia um molde em paltex mas foi feito antes de ter optado alterar as portas e os vidros laterais, e por isso estava diferente.

 






Após muitas medidas e anotações, usei este método para ter uma referência do centro e confirmar a simetria dos dois lados. Tudo OK. è só cortar.



Confirmando com o molde interior.



E o molde exterior pronto, que o que pretendo. É desmontável para poder transportar, mas manter a forma quando montado



Tenho finalmente o molde em madeira para o rollbar terminado.

- Deu também para conferir medidas e definir a posição e forma das embaladeiras e da zona de baixo das portas. 
- Testei e medi e tirei notas.

- Confirmei a forma do vão do párabrisas:

Tem de se dar uns toques no final antes da pintura. Está ligeiramente diferente do vidro, mas nada de grave.

A minha preocupação foi com a parte lateral do pilar, pois no vidro é recta e no pilar reparado faz um arco
mas meti lá o vidro com 3 bocados da borracha original e a folga a toda a volta é bastante por isso nao é grave a diferença na lateral.
A borracha para o testar usei a do vidro de trás, depois de desmontar a porta toda
fechadura, vidro e borrachas.






Só para tirar a fechadura e puxador....ui.. tudo calcinado, mas saiu.





está pronta a decapar e pintar

tenho de ver se encontro uma borracha toda nova, não sei de nenhum fornecedor! Aquilo é tudo inteiro e não é toda igual. Nas casas das borrachas não tou a ver que haja, mas vou procurar, pode ser que encontre algo parecdo e possa fazer uma colando  nos cantos.





a do vidro já tenho, é igual ao da frente. Mas para o da frente comprei aquela mais larga no lado de fora, usada nos últimos minis. E com friso tb preto.



Desmontei os braços de trás do metro, para reutilizar os travões e cubos


E juntei ao monte de peças que tenho de limpar e pintar.



Estes braços de suspensão estão danificados. O de baixo no furo do parafuso que fixa o esticador. O de cima tem o assento de um rolamento todo largo de ter andado muito tempo directamente no veio, já com o rolamento desfeito.
Vão seguir para o Marco ver se dá para reparar.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.