Fiquei no ponto em que posso acertar e aplicar o aro completo no sítio.
Tenho a impressão que a carrinha está deformada. Talvez pelo peso da traseira e/ou por estar com menos estrutura na frente no conjunto pára-brisas + pilar A + parte superior do tejadilho e também por não ter embaladeiras.
Acontece que há qualquer coisa que não bate certo com a forma que o aro tem e com a porta no sítio.
Os ângulos pilar A / tejadilho e pilar do pára-brisas / tejadilho não estão certos com os da porta e do aro.
Ao levantar um pouco a traseira colocando uma tábua a segurar, ao mesmo tempo que apoio o canto do fundo esquerdo da frente com um macaco (para não estar apoiada apenas na travessa frontal), toda a parte esquerda da carrinha muda um pouco de forma e parece ajudar neste problema.
Experimentei empurrar o canto do pára-brisas com um sistema de alavanca e ver o efeito...nada...não melhora no ângulo dessa zona.... talvez tenha de fazer força de uma outra forma...
...experimentei aliviar peso no centro da carrinha, ajudando com uns pesos (rodas) na frente para ela não levantar ai...ajuda qualquer coisa mas também não resolve o problema por completo.
Mesmo assim acho que já posso pingar o aro na zona do pilar A e trabalhar a partir dai.
Para ter uma referência em relação ao painel de fora marquei a posição do trinco. Vai ser necessário para verificar com a porta.
Verifico que no painel lateral tenho quase 1 cm a mais para fora em relação à posição em que fica o pilar B.
Quanto a esta diferença do painel lateral ao pilar, terei de confirmar a diferença de forma entre um pilar Mk1/2 e um Mk3.
Fiz um molde de cada um que ajuda também a perceber a relação com a forma da porta. Posso encostar o molde já recortado e verificar a forma, encostando à porta.
Afinal existe alguma diferença, sendo que o Mk3 é mais direito (faz menos arco). mas confirmando com a porta Mk3 bate mais certo o molde do pilar Mk3, como seria de prever.(mas nunca se sabe, já que os pilares foram tirados de um mini na sucata já em muito mau estado) Aliás, o meu receio era a carrinha ter perdido após tanta volta e ter retirado os fundos e embaladeiras.
Após muitas mais medidas e confirmações, e agora contando com a ajuda dos moldes da forma exterior de cada série de carro, consigo medir com mais precisão a altura entre o friso inferior e o tejadilho e descobri que com estes pilares B MK3 tenho uns 2mm a mais na altura no que existe actualmente....ainda tentei que pudesse deixar assim e de alguma maneira fazer com que o painel lateral e a porta alinhassem num conjunto, mas...contra factos não há evidencias.
Então dei um corte de forma a encolher em altura e parece que agora já não existem tensões desnecessárias nesta zona. Antes disto retirei a corda que estava a aliviar peso no centro.
Acho que vou tomar como referência estes "novos pilares" e desta feita pôr de lado a ideia inicial de que "deve ser tudo igual" - formas e ângulos - já vi que não é!
No molde Mk3 (de cima) estão marcadas as 2 formas e pode ver-se a diferença entre elas.
Outra prova das diferenças é que para ter a porta certa (sem parecer descaída) tenho de colocar uma altura atrás da dobradiça de baixo para levantar a porta na zona do trinco. (pois o ângulo entre o apoio das dobradiças no pilar A e todas as outras zonas afinal não deve ser o mesmo num mini Mk3 e numa Mini Ima)
Pingando o painel de fora certo com o pilar
...já poderei dobrar o rebordo do painel sobre o pilar e testar a porta mesmo a sério com o próprio trinco.
Ainda não contente com as conclusões decidi confirmar os ângulos a partir de uma referência, digamos, menos deformável - os vidros. Fiz um molde da forma do vão em cima a partir da forma dos vidros e adicionando a espessura do aro da porta + borracha + folga entre o vão.
Usando o molde, vejo que a forma do vão está correcta. Então onde é que tudo isto falha para não bater certo?....
Qualquer das maneiras não estou a conseguir perceber se o problema é a diferença entre as versões de carroçaria ou se com tanta mexida a carrinha já se deformou. Se for este o caso não há nada a fazer a não ser fazer com que tudo bata certo.
Então sigo caminho pelo desconhecido e espero que consiga dar conta do recado... - persistência!
Pelo menos já consigo que a porta fique quase bem no seu lugar em relação a tudo o resto.
E após trabalhar a forma do rebordo do painel, a folga já parece bem bonita.
Já que estou a pingar a zona de cima decidi retirar já parte do friso (que será para desaparecer e ficar liso)..
Olhando para as folgas entre a porta e o vão, continuo a achar que há aqui qualquer diferença. Parece que a forma da porta é diferente da forma do aro do vão na carroçaria.
Tentei esticar o canto do pára-brisas de outra forma usando um tubo e um macaco, mas não tenho um bom ponto de apoio aqui e mesmo mexendo um pouco parece que o problema não é daqui.
Rematando, vou avançando lentamente por terrenos incertos e ver o que me espera mais a frente.
Há quem diga que se estiver mal corta-se e faz-se de novo, mas dada a complexidade que isto é para mim estou a evitar ao máximo esta opção para não estragar ainda mais.
Voltarei de cabeça fresca e pode ser que veja as coisas com outros olhos!
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