Apeteceu-me mexer na cabeça do Metro 1.0 de 87, com a hipótese de a (mandar) modificar, mas também porque estava mal acondicionada. ainda com as varetas no sítio que só saiam por cima tirando o veio de balanceiros, e decidi desmontá-la por completo.
Lembrei-me de uma ideia antiga que já tinha visto algures e decidir aproveitar umas velas velhas e fazer uns apoios para elevar o motor pela cabeça. Destrui o interior das mesmas, retirei-lhes o pólo e usando uns parafusos de cabeça sextavada de dentro para fora posso apertar 2 destas peças no sito da vela 1 e 4. Depois posso apertar umas peças em ´L´ onde vou depois fixar uma barra ou corrente para suspender o motor com a Grua.
Tinha já comprado esta bela ferramenta no ebay, a qual se revelou ...LIXO...!
Nem as molas de um motor 1000 de mini foi capaz de comprimir! Dobrava-se toda e ainda me valeu um belo entalão e um dedo negro.
Não satisfeito com o resultado e o desperdicio de dinheiro decidi alterá-la de modo a flectir menos. Cortei uns rebites, encurtei os braços e usei uns parafusos, e deu nisto.
Assim já funcionou, mas mesmo assim, para evitar nova lesão usei um tubo como alavanca no pequeno manípulo do grampo.
Já fazia falta um relógio na oficina e afinal um que por lá andava esquecido ainda funciona :) Bastou uma pilha nova. Agora já não deixo passar a hora do Jantar. :)
Rebusquei também está Orbita para possível restauro rápido, para o meu puto andar daqui a mais uns tempos. Fica aqui á espera. Se um dia a restaurar, excelente.
Confirma-se a utilidade e vantagem de ter uma "rotisserie" ou em bom Português - Espeto do frango :)
Posso assim posicionar a carrocaria de forma a trabalhar mais facilmente em determinada parte.
Neste caso vou despregar todo este troço do painel do pilar A do pára-brisas, que se encontra remendado em varios sítios e disforme, e fazer uma peça nova completa.
Tenho também mais acessível e visível esta zona em que precisei de fazer uma costura e que tenho de rectificar depois.
Cortando a tal peça....
..posso fazer um cálculo da peça nova. São também úteis as medidas que repliquei a partir do pilar do outro lado.
Para fazer a curva a partir da forma da porta, mas sem deformar a peça, dei-lhe uns cortes que serão depois preenchidos.
Para testar tive de decidir onde e cortar a curva que existia, também ela disforme. Tinha uma altura de betume de cerca de 5mm!
Passando á fase de "moldagem"....
Aos poucos cheguei á forma da curva da porta.
Dei- lhe uns pingos para manter essa forma e cortei o excesso na parte da frente.
E casa bem no sítio. Preciso agora de confirmar bem a sua posição e ir pingando no sítio.
Fiz um molde da forma do pilar do outro lado para ter a certeza da posição da peça antes de a pingar.
E desta vez é só. Da próxima acabo de pingar a peça e rectificar as soldas.
E aqui fica a foto da semana :)
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