Faz precisamente hoje 4 anos que comprei a Mini Ima (VANessa) de 1977 e em tanto tempo parece que não fiz nada. Mas fiz muito e aprendi muito a fazer coisas novas para mim, sozinho, com as dicas e experiência do Marco, conversas, e muito através de foruns e páginas da net.
Fiz, iniciei e reformulei alterações na carroçaria com algum risco e incerteza, depois de muito pensar no que queria para mim e nas vantagens e desvantagens dessas alterações vs originalidade. Hoje não estou arrependido pelas minhas decisões, mas um pouco decepcionado pela ingenuidade que tive na avaliação do grau de dificuldade e do tempo necessário para as fazer.
- Os que começam de raiz a partir do nada, motivados por um objectivo final concreto, em que não se tem pressa nem previsão de conclusão;
- e os que começam sobre uma base que se tenta manter a andar e se vai alterando aos poucos segundo as ideias que vão surgindo e as capacidades de tempo e dinheiro, e que se tenta sempre usufruir do bem e das alterações.
Este meu projecto começou pelo segundo tipo, mas cedo passou para o primeiro tipo. A razão para tal foi começar a aumentar as minhas ambições demasiado. O prejuizo para mim foi nestes 4 anos não ter usufruído nada da carrinha a não ser a aprender, fazer, criar, contestar, ponderar.....
Neste momento não há previsões de "chegada", nem altos voos, nem coisas feitas é pressa. Tento fazer o melhor possível, tento ser ponderado e tento achar um compromisso entre o ideal e o que consigo ou tenho tempo e dinheiro para fazer. Especialmente porque sempre houve outras prioridades e agora há uma ainda com mais peso. :)
Começando a falar dos trabalhos efectuados este fim de semana, comecei por alterar um candeeiro de secretaria com base, para um que será montado no todo de um móvel de canto que serve de escritório. O braço foi encurtado e soldei a ponta original que tem a rosca para o fixar.
Fiz também umas chapas para reforçar a tampa de plástico do meu Giradiscos.
Usando o resto interminável :) da tinta em spray cinza ford fiesta, eis o resultado final.
Depois de já ter o reforço do pilar A pingado no sitio, dei-lhe mais uns pontos, rectifiquei, decapei e dei primário, pois apesar de ficar escondido tem de ficar bem protegido.
Apliquei o painel novo que vai de um lado ao outro, desde a altura do curcuvan até cerca de 15 do Pilar B. Esta peça assenta por cima do reforço do pilar A que coloquei anteriormente.
è bem visível a diferença entre a peça nova e a de cima (que tinha sido reparada devido a colisão). Por momentos julguei que a peça nova não vinha com a forma correcta e acabei por deformá-la na tentativa de a casar com a outra. Decidi copiar pelo lado esquerdo a forma correcta.
Aqui marquei o sitio onde vou cortar para retirar todo o pilar B mk1/2
.. e retirei-o
Aqui fica um VIDEO dessa tarefa :)
=====>>>>> Ghost "pilar B"uster ,<<<<<===========
e o após..
Retirei o reforço deste canto pois estava deformado e porque vou ter de o alterar após outro corte que passo a mostrar.
Retirei o reforço deste canto pois estava deformado e porque vou ter de o alterar após outro corte que passo a mostrar.
Aqui os remendos mal feitos da parte que vou ter de retirar e refazer.
Passamos ao corte da parte de cima para aumentar a altura do vão da porta segundo a forma das portas Mk3.
Estas peças vão ser tratadas e reaproveitadas.
Parece que a estou a esventrar e destruir, mas já vi fazerem pior para obter um resultado final melhor e segundo os meus planos é mesmo isto que tenho de fazer para conseguir o que quero.
A pouco e pouco vou entrando no mundo dos batechapas e dando mais valor a quem o faz. Apesar de me assustar cada vez menos com estas alterações, reconheço que são trabalhos ingratos e que consomem muito tempo. Apesar de tudo gosto de fazer isto.
(continua...)
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